fbpx

Premiação Final Europa – Prêmio Francisco Mário de Guitarra Popular

A premiação foi realizada no Teatro Munganga, em Amsterdã (Holanda), no dia 22 de agosto de 2023, data em que Francisco Mário faria 75 anos de idade.

Na avaliação final do júri, compuseram as primeiras colocações:

1. Karlijn Langendijk (Holanda) – Música: Triste São Paulo

2. (Empate) Alvaro Javier Rovira Ruiz (Holanda) – Música: Choro grave 

2. (Empate) Vitor Mateus D’Altoé Garbelotto (França) – Musica: Saudade da terra

 

Sobre o Prêmio

Francisco Mário foi um dos pioneiros do disco independente no Brasil ao lado de Antonio Adolfo e possivelmente o primeiro a utilizar a ferramenta de crowdfunding no País, em 1980, para produzir seu segundo disco “Revolta dos Palhaços”. Mineiro e violonista respeitado, deixou quase 90 obras, 8 discos e 3 livros em seu pouco tempo de vida. Irmão do cartunista Henfil e do sociólogo Betinho, Chico Mário, como era carinhosamente chamado, faleceu 14 de março de 1988, aos 39 anos. Para divulgar sua importante obra violonística, fomentar a cultura brasileira, incentivar a criação independente e valorizar o instrumento mais popular do Brasil, o violão, o Prêmio Francisco Mário de Guitarra Popular entregou prêmios em dinheiro e troféu, desenhado pelo artista Mauricio Manzo, através do Instituto Cultural Chico Mário em parceria com o Instituto Guimarães Rosa e Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Co-realização

Datas e Etapas

1. Inscrição

De 10 de abril a 23 de junho, você pode fazer sua inscrição aqui no site e submeter sua interpretação ao júri da pré-seleção do Prêmio.

2. Pré-Seleção

O júri irá avaliar as obras publicadas e enviadas e confirmará os em publicação aqui no site e comunicado através do e-mail.

3. Cerimônia Oficial

Os classificados para a etapa final farão uma apresentação na Cerimônia Oficial, em Buenos Aires, no dia 22 de agosto de 2023.

4. Premiação

Será entregue a premiação em dinheiro para as 10 pessoas selecionadas, e entregue troféus para o 1º e 2º lugar na competição.

VIVA CHICO MÁRIO!