fbpx

Premiação Final Américas – Prêmio Francisco Mário de Guitarra Popular

No dia 14 de março de 2023, data que marca a memória de 35 anos de morte do músico mineiro Francisco Mário, foi realizada a apresentação final e cerimônia de premiação dos finalistas do Prêmio Francisco Mário de Guitarra Popular – edição Américas. No Espacio Tucumán, em Buenos Aires, os 10 músicos finalistas se apresentaram e tiveram suas performances avaliadas pelos jurados Marcos Souza e Juan Falú.

O momento contou com a presença do embaixador do Brasil na Argentina, Reinaldo Salgado, e do adido cultural Hayle Gadelha. A cerimônia foi transmitida por meio de Live no Instagram do Instituto Cultural Chico Mário (ICCM) e teve registros fotográficos feitos pela fotógrafa Thami Vieceli, que compartilhamos abaixo.

Na avaliação final do júri, compuseram as primeiras colocações os seguintes músicos:

1º LUGAR – André Pinto Siqueira (Rio de Janeiro, Brasil) – Cuba
2º LUGAR (Empate) – Lucas Cuba Bittencourt Gralato (Rio de Janeiro, Brasil) – Domingo
2º LUGAR (Empate) – Pedro Silveira Franco (Rio de Janeiro, Brasil) – Terceira Guerra

 

Sobre o Prêmio

Francisco Mário foi um dos pioneiros do disco independente no Brasil ao lado de Antonio Adolfo e possivelmente o primeiro a utilizar a ferramenta de crowdfunding no País, em 1980, para produzir seu segundo disco “Revolta dos Palhaços”. Mineiro e violonista respeitado, deixou quase 90 obras, 8 discos e 3 livros em seu pouco tempo de vida. Irmão do cartunista Henfil e do sociólogo Betinho, Chico Mário, como era carinhosamente chamado, faleceu 14 de março de 1988, aos 39 anos. Para divulgar sua importante obra violonística, fomentar a cultura brasileira, incentivar a criação independente e valorizar o instrumento mais popular do Brasil, o violão, o Prêmio Francisco Mário de Guitarra Popular entregará prêmios em dinheiro e troféus, desenhados pelo artista Mauricio Manzo, através do Instituto Cultural Chico Mário em parceria com o Instituto Guimarães Rosa e Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Co-realização

Datas e Etapas

1. Inscrição

De 20 de janeiro a 20 de fevereiro, você pode fazer sua inscrição aqui no site e submeter sua interpretação ao júri da pré-seleção do Prêmio.

2. Pré-Seleção

O júri irá avaliar as obras publicadas e enviadas e confirmará os em publicação aqui no site e comunicado através do e-mail.

3. Cerimônia Oficial

Os classificados para a etapa final farão uma apresentação na Cerimônia Oficial, em Buenos Aires, no dia 14 de março de 2023.

4. Premiação

Será entregue a premiação em dinheiro para as 10 pessoas selecionadas, e entregue troféus para o 1º e 2º lugar na competição.

VIVA CHICO MÁRIO!